top of page
Search

COMO ESTUDAR BÚLGARO NA BULGÁRIA?

Um guia pequeno para entusiastas de idiomas

Vamos falar a verdade: nem todo búlgaro fala inglês ou português ou outra língua estrangeira, o que significa que se você quer viver feliz aqui, precisa aprender o idioma. Isso não é tão ruim! Finalmente, você adicionará mais um idioma à sua lista e também oferece uma ótima maneira de impressionar o sujeito de seu interesse amoroso.

Mas vamos verificar o que mais você ganhará ao aprender búlgaro na Bulgária:

- Poderá comunicar mais sobre as suas necessidades - em farmácias, hospitais, hotéis, por telefone ou na rua. Você não ficará limitado ao popular „Една бира, моля!“;

- Você terá a chance de aprender mais sobre a cultura e entender os locais - por que eles sorriem tão raramente ou riem demais, por que bebem rakia ou como e onde relaxam no verão;

- Você se sentirá mais independente - não precisará esperar pelo seu parceiro para ir ao dentista e poderá falar diretamente com sua sogra (não que seja obrigado, mas certamente receberá mais pontos por causa disso);

- E, finalmente, você encontrará novos amigos e pessoas como você - estrangeiros que estão aqui e querem aprender o idioma. Você pode compartilhar sua história e encontrar pessoas que @ entendam, pessoas que já passaram pelos mesmos problemas ou aquelas que precisarão de seus conselhos!

Sente-se inspirado?

Aqui estão algumas dicas de como você pode aprender esse idioma absolutamente novo:

1. Seja paciente: você aprenderá búlgaro com o tempo, e não da noite para o dia.

O começo é a parte mais difícil - você provavelmente começará muitas vezes e desistirá antes mesmo de aprender o alfabeto. Mas acredite em mim - você começará tudo de novo até o momento em que perceber que já sabe mais do que pensa! Viver no país em que o idioma que você está tentando aprender é falado é um grande benefício! Você ouve tudo ao seu redor! Mesmo que você não queira aprender búlgaro, já está desenvolvendo seu conhecimento passivo todos os dias e em qualquer lugar. Combinar isso com alguma forma de estudo acabará levando você ao ponto em que você é capaz de se comunicar. Apenas relaxe e dê tempo! Quando chegar o momento certo, vá para # 2.

2. Encontre o professor ou o livro certo para apoiá-l@ em sua jornada de estudo na Bulgária.

A primeira coisa que você precisa fazer é decidir se deseja estudar por conta própria usando livros e sites ou se prefere ter um professor para orientá-l@.

Se você escolher livros e sites, poderá encontrar alguns recursos gratuitos e outros pagos. A maior parte do conteúdo é traduzida e / ou explicada em inglês. O YouTube também oferece alguns canais dedicados à língua e cultura búlgaras. O problema com essa abordagem geralmente é causado pela falta de autodisciplina e compreensão da estrutura do idioma, pessoas que conseguem aprender búlgaro dessa maneira, geralmente têm uma vasta experiência com idiomas antes de aprender este.

Se você prefere estudar com um professor, precisa escolher entre aulas particulares ou sessões de grupo. Meu conselho é escolher sessões e cursos em grupo - primeiro porque você tem muito mais tempo para praticar com os outros membros do grupo e não apenas com o professor; depois, conhece novas pessoas e, é claro, as aulas em grupo são muito menos caras do que as aulas particulares.

Depois de decidir sobre suas preferências, pode ser uma boa ideia procurar conselhos sobre bons cursos de idiomas em alguns grupos de estrangeiros no Facebook. É sempre bom ter uma referência da vida real! Lembre-se de que o fato de uma pessoa ser nativa não significa que ela saiba ensinar sua língua materna.

Algumas pessoas podem ter estudado línguas durante toda a vida, mas há outras que confessam que o búlgaro é a sua primeira língua estrangeira. Isso significa que algumas pessoas sabem como escolher o melhor método de aprendizagem para elas, mas outras podem ficar confusas quanto a isso. Existem diferentes maneiras de verificar as preferências do aluno:

- Você pode experimentar coisas diferentes e ver do que gosta, mas vai demorar um pouco;

- Você pode encontrar um teste online e confiar nos resultados, mas às vezes os testes não são confiáveis ​​e você acaba tentando métodos que não funcionam para você;

- Você pode falar com profissional e saber o que essa pessoa pensa. Uma boa conversa com um professor experiente pode ajudá-l@ com muitas de suas dúvidas sobre o idioma. Falar sobre sua experiência de aprendizagem, por outro lado, pode dar a você a oportunidade de conhecer melhor o professor e decidir se ele/ela é ou não adequado para você.

Independentemente da sua escolha final o mais importante é se sentir à vontade com o que escolheu seja professor ou livro.

3. Seja suficientemente corajoso para experimentar as coisas novas que você aprende na sua vida cotidiana!

Eu acredito firmemente no número 3 - a prática é a melhor ferramenta quando você tem a chance de viver no país, qual idioma você está tentando aprender. Depois de aprender uma nova palavra ou frase, experimente! Se você acabou de aprender o nome de uma fruta - vá ao mercado e tente pedir um quilo disso. Não tenha medo de cometer erros! Eles ajudam muito quando se trata de fluência!

Se você tem colegas búlgaros, peça que eles lhe ensinem alguma coisa. Provavelmente será uma palavra boba, mas ainda assim você pode aprender com a fonte!

Se você for a um bar, tente falar com o barman em búlgaro, peça referências ou o que for interessante para você!

Se você gosta de escrever, tente manter um pequeno diário ou inventar frases tolas.

Se você gosta de ler, leia em voz alta, ao que parece, pesquisas comprovaram que a leitura em voz alta ajuda a desenvolver as habilidades de fala, bem como a compreensão passiva e as habilidades de leitura.

Existem muitas dicas e truques para aprender coisas novas, mas a verdade está na motivação e na dedicação. No final do dia, não importa o método de aprendizado que você escolheu, a aquisição de idiomas é um trabalho árduo e leva tempo; portanto, você decide quando, por que e como incluir isso na sua programação.

Para obter mais informações sobre diferentes maneiras de aprender, consulte nossa página de cursos de búlgaro.

Se precisar de aconselhamento profissional, não hesite em contactar-nos através do nosso email.

Obrigado pela leitura e boa sorte!

102 views0 comments
bottom of page